Há um momento, em muitas histórias de aventura, em que os personagens principais veem a verdadeira natureza da crise que enfrentam e ela é bem pior do que eles tinham imaginado antes. Não é apenas a sua própria vida em jogo, mas também a comunidade à qual eles pertencem, um valor que prezam, uma causa maior que eles mesmos. Com as ferramentas e recursos disponíveis limitados, pode parecer que eles não têm muita chance. Para ter alguma esperança, eles precisam sair para um novo terreno em busca de aliados, entendimentos e ferramentas que os ajudem.
Experimentaremos momentos em que a ficha de que nosso mundo está em grave perigo realmente vai cair. Ao enfrentar um desafio muito além do que normalmente podemos pensar que somos capazes de lidar, precisamos ir além do familiar e aprender a arte de ver com novos olhos; um sentido mais amplo do ser, um tipo diferente de poder, uma experiência mais rica de comunidade e uma visão mais ampla do tempo.
MACY, Joanna; JOHNSTONE, Chris. Esperança ativa: como encarar o caos em que vivemos sem enlouquecer. Rio de Janeiro: Bambual Editora, 2020


