Programas

Escritas Coemergentes

“A palavra tibetana lentchig kyepa é traduzida como “coemergência” ou “reunindo-se”, tal como a fusão de dois rios. Também poderia ser traduzida como “inato”, porque literalmente significa “nascido juntos”. Coemergência refere-se ao facto que a sabedoria que percebe a natureza verdadeira dos fenómenos já está presente em nós. Não é algo que precisa ser gerado novamente. Nós temos essa sabedoria, mas não percebemos isso. Por não percebermos as coisas tal como elas são, nós sofremos. Pela sabedoria coemergente, nós nos conetamos com a realidade das coisas que já estão presente em nós.” (Centro de Estudos Tibetanos KTT)

Nestes encontros vamos co-respirar algumas ideias como interser, interdependência, culturas regenerativas, e algumas práticas e conceitos do Trabalho que Reconeta, da ecologia profunda….

Para que possamos não só pensar o mundo mas também senti-lo, vivenciá-lo, experienciá-lo plenamente, com todas as ambiguidades e paradoxos, mas também incertezas e porosidades. Lavar os olhos, prestar atenção e permitir-se ser. Este caminho é um convite para viver em estado de poesia com presença, conexão e sensibilidade. É um resgate do encantamento e do deslumbramento.

Uma escrita coemergente é feita por muitas mãos, com saberes de diferentes lugares e áreas. Tem uma componente de ritual, uma componente de iniciação, e de alquimia. O reencontro com novas narrativas e provavelmente a coemergência de novas estórias. É o caldeirão em que cozinhamos a refeição mais rica com os ingredientes que temos e que nos chegam.

Ao longo das aulas e práticas, vamos descobrir ou revisitar autores e referências. Utilizaremos diferentes técnicas e ferramentas que facilitam a conexão e libertação através da escrita.

“Precisamos escolher as histórias que nos servem, abandonar as que não fazem sentido e recriar a narrativa do nosso futuro.” Felipe Tavares, Liderança Regenerativa


Talvez todos os dragões da nossa vida sejam princesas que estão à espera de nos ver agir, um dia, com beleza e coragem. Talvez tudo o que nos amedronta seja, na sua essência, algo desamparado que procura o nosso amor.” (Rainer Maria Riker, Cartas a um Jovem Poeta)

Os encontros:

Sessão 1 Coemergência e a artesania do artista

Sessão 2 Mente de principiante e reencantamento

Sessão 3 Estar com a dor e a incerteza

Sessão 4 Linhagem e ancestralidade

Sessão 5 As sombras: herança colonial

Sessão 6 O Lugar

Sessão 7 O Tempo

Sessão 8 O eu ecológico: afeto e rede

Sessão 9 Diversidade e personagens

Sessão 10 Novas narrativas

Sessão 11 As cinco sabedorias e a arte de tocar o mundo

Sessão 12 A Poesia do despertar

O caminho consta de 12 encontros de 1h30.

Os encontros são online (plataforma Zoom) às Sextas-feiras das 20:30 às 22:00

Datas: de 24 de Janeiro a 11 de Abril 2025

Preço: €50 mensais, €150 no total

Inscrições por formulário 

Orientação Margarida Cardoso – praticante Zen, é professora de meditação e mindfulness, com formação em  Línguas, Literaturas e Culturas e Pintura, trabalhou profissionalmente em lexicografia e vegetarianismo e interessa-se por escrita, artes expressivas e criatividade, orientando desde 2001 workshops, cursos e retiros de meditação em que integra estes componentes.

Mindfulness para a vida
MBCT-L – programa de 8 semanas

O MBCT-L (Mindfulness-Based Cognitive Therapy for Life / Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness para a Vida) é um programa de 8 semanas desenvolvido pelo Centro de Mindfulness da Universidade de Oxford, e é uma adaptação do programa original do MBCT concebido para ser aplicado à população em geral.

O Mindfulness for Life apoia-se em práticas de mindfulness e na abordagens de terapia cognitiva aplicadas e acessíveis a todos. Os participantes do programa são guiados na aplicação destas aprendizagens à sua vida quotidiana, explorando outras formas de se relacionar com momentos difíceis e mesmo o sofrimento, quer para cultivar a alegria, compaixão, equanimidade e sabedoria. O MBCT-L promove o florescimento individual, ao potenciar uma forma de estar e uma visão da vida que permite uma maior bem-estar e plenitude.

Estrutura geral das sessões

As sessões são essencialmente práticas e experienciais. Cada sessão tem um tema central que é abordado ao longo das diferentes partilhas e reflexões. Iniciamos com uma prática de meditação guiada com partilha e reflexão sobre a experiência. Abordamos a seguir a experiência das práticas da semana e depois integramos um exercício ou alguma prática mais curta direcionada para o tema da sessão e refletimos sobre o que podemos aprender com essa experiência.

No final da sessão são sugeridas práticas e observações para realizar durante a semana. Os temas a abordar são os seguintes:

  • Sessão 1: Acordar do Piloto Automático
  • Sessão 2: Uma Outra Forma de Ser: Manter o Corpo em Mente
  • Sessão 3: Reunir a Mente Dispersa
  • Sessão 4: Reconhecer a Reatividade
  • Sessão 5: Permitir e Deixar Ser
  • Sessão 6: Responder Conscientemente: pensamentos não são factos
  • Sessão 7: Como posso cuidar melhor de mim mesma/o?
  • Sessão Intensiva: Prática Intensiva de Mindfulness
  • Sessão 8: Mindfulness para a Vida

Quais os benefícios?

A evidência científica demonstra benefícios a vários níveis:

  • Diminuição de stress, ansiedade e depressão
  • Maior habilidade para lidar com dificuldades, inclusive a dor e doença
  • Menor tendência para preocupações excessivas ou obsessivas
  • Maior apreciação e reconhecimento do que é agradável na vida
  • Maior clareza sobre o que mais importante (prioritização) e sentido de propósito de vida
  • Maior sensação de bem-estar geral, mesmo em momentos difíceis.

Importante: Não é possível garantir estes benefícios para todas as pessoas que participam no Programa, mas estas são as possibilidades mais habituais.

Orientação Margarida Cardoso

para se inscrever, preencher pf  o formulário online

para mais informações, envie um email para projetoedharma@gmail.com

Outras vezes oiço passar o vento. E acho que só para ouvir passar o vento vale a pena ter nascido. (Alberto Caeiro)